Era uma vez, por volta do ano de 1991, uma editora nacional que resolveu investir no ramo dos livros de RPG (negócio ainda desconhecido na época). A editora chamava-se GSA, e já era um tanto conhecida por sua revista mensal Dragão Dourado, dedicada exclusivamente ao jogo de interpretação de personagens. Com um público pequeno mas crescente e o mercado editorial promissor, a GSA, num misto de coragem e pioneirismo, lança o primeiro RPG brasileiro: TAGMAR.
TAGMAR era um livro de regras & o nome do cenário de fantasia medieval em que os jogadores viveriam suas aventuras de espada e magia. O sistema de regras baseava-se quase que inteiramente na consulta de tabelas, as quais determinavam o sucesso em manejar armas, habilidades, reações e magia. O sistema TAGMAR ainda ganhou livros suplementares, que ofereciam aventuras prontas e regras opcionais.
Infelizmente, mesmo com uma vendagem interessante (dez mil cópias vendidas), a GSA fechou suas portas e toda uma geração de fãs ficou órfã… Até 2005, ano em que os autores ressuscitaram a obra e a relançaram com pequenas alterações, rebatizando-a de TAGMAR 2.
Atualmente, os fãs do sistema terão mais motivos para comemorar… porque TAGMAR está completando 20 anos, com direito a festa e muitas mesas de jogo!
O evento acontecerá nos dias 10 e 17 de Dezembro, em quatro cidades brasileiras; fãs da primeira e da segunda versões do sistema terão uma excelente oportunidade de trocar ideias sobre suas aventuras veteranas. Para mais informações, siga o link:
Vida longa e próspera ao TAGMAR!
Deixe um comentário