“Somente os imprudentes arriscariam um encontro com os perigos desconhecidos que estão escondidos nas profundezas trevas da Floresta da Destruição. Agora não existe alternativa para a sua procura: é preciso correr contra o tempo para achar os pedaços perdidos do lendário Martelo de Stonebridge, o qual foi fabricado pelos Anões para proteger a pacífica Stonebridge de uma antiga maldição.”
Qual jogador de RPG nunca se deparou com a leitura acima?
A série de livros-jogos que praticamente ovulou a gestação de GURPS, Dungeons & Dragons da GROW, e outros consagrados RPGs “de mesa” no Brasil, agora pode ser encontrada em formato .pdf, graças a algum paciente e habilidoso fã que escaneou uma boa parte dos títulos.
Vários blogs estão oferecendo para download a maioria dos livros, os quais foram escaneados em excelente qualidade e até editados na correção de certos defeitos visuais. Um desses blogs segue no link http://blogdoreco.blogspot.com/2009/04/serie-de-livros-jogo-aventuras.html.

Para quem desconhece, a série Aventuras Fantásticas foi publicada em nosso país no final dos anos 80, pela antiga e extinta editora Marquês-Saraiva. Nela, os leitores interagiam com a história ao invés de agirem como expectadores, assumindo um papel com objetivos definidos e seguindo a história através de parágrafos embaralhados pela extensão do livro, lidos de maneira não-linear, de acordo com as decisões tomadas. O personagem tinha três atributos principais (HABILIDADE, ENERGIA e SORTE), os quais serviam para realizar proezas heroicas e participar de combates e outras atividades aventurescas.
Os responsáveis pela ideia de criar livros de aventuras-solo foram dois ingleses que já jogavam RPG desde a década de 70: Steve Jackson (que não é o Steve Jackson criador do GURPS!) e Ian Livingstone. Ambos escreveram juntos mais de 40 títulos da série, além de livros que descreviam o mundo onde as aventuras se passavam (Titan, Dungeoneer e Blacksand!). Os dois geniais autores ainda inovaram escrevendo o famoso Fúria de Príncipes, dois livros que oferecem a possibilidade de dois jogadores interagirem na mesma história, cada qual com seu personagem. Na intriga, o trono do Reino é disputado, numa prova perigosa, por dois irmãos gêmeos chamados Colthar e Lothar, respectivamente, um guerreiro e um feiticeiro. Ao final da empreitada, apenas um deles deve herdar a coroa.
Atualmente, encontrar a maioria dos livros (o formato físico, não o pdf…) da série em sebos é empreitada que pode ser comparada a tentar achar qualquer cartucho de algum console de 8 bits completo – isto é, com caixa, manual de instruções e
em perfeitas condições de funcionamento. Uma breve consulta a sites como Mercado Livre comprova a dificuldade, isso sem contar nos valores especulados (um exemplar surrado da série Aventuras Fantásticas pode custar mais de R$ 40,00).
Julgo importante, também, citar o esforço de pesquisa engajado por certos blogueiros-fãs da atualidade, cujo esmero em compilar informações sobre a série rivaliza com as publicações nacionais de RPG da época em que a Marquês-Saraiva existia. Um desses blogs é o http://aventurasfantasticas.wordpress.com: nele, há muitas informações sobre cada um dos livros, incluindo os nomes das localidades em que os eventos acontecem, curiosidades, nome dos ilustradores e a data da publicação. Para os novatos e veteranos, vale a pena a visita.
Neste novo milênio, como a moda é a reformulação/remake de coisas antigas, duas editoras assumiram o cargo de reeditar os livros-jogos da série Aventuras Fantásticas:

Há poucos anos, uma editora inglesa chamada Myriador voluntariou-se para relançar a série de livros-jogos mais famosa dos RPGs.
Todos os livros de Steve Jackson e Ian Livingstone serão republicados, pelo selo da Myriador, mas com algumas alterações: ilustrações novas e belas foram adicionadas, alguns textos foram “recauchutados”, e uma novidade importante foi aplicada: as aventuras dos livros deixarão o formato solitário, com aqueles parágrafos numerados, para uma conversão em modo multijogador. Ou seja: os títulos, agora, serão reescritos como aventuras prontas, para um grupo jogar com um Mestre de jogo.
O sistema de RPG escolhido para a conversão foi o D20, por oferecer uma certa dinâmica no estilo de fantasia medieval. Para utilizar os livros das séries, será preciso ter o livro Dungeons & Dragons – Livro do Jogador, 3ª edição, lançado no Brasil pela editora Devir.
No Brasil, essa reedição está sendo publicada aos poucos pela editora Caladwin, que está realizando um trabalho competente, a preços bastante acessíveis (cada título custa em torno de R$ 12,00 a R$ 17,00).
Interessado? Acesse o catálgo da Caladwin:
http://www.caladwin.com/caladwin/catalogo.asp?categoria=2
ATUALIZAÇÃO: a editora Caladwin não existe mais. Já fiz algumas buscas em sites como o Estante Virtual, que elenca bancas sebo pelo país, e também no famigerado Mercado Livre, porém não pude encontrar os citados livros.
E, para concluir, a conhecida Jambô Editora (famosa por lançar livros de Tormenta, 3D&T e sistema D20) está relançando os livros-jogos no formato antigo, com nova tradução. As capas foram redesenhadas, assim como as ilustrações internas, que estão com uma qualidade melhor, porém, respeitando os conceitos originais.
A editora gaúcha oferece a venda através de seu próprio site, a preços acessíveis, também. Os títulos estão sendo vendidos na faixa dos R$ 20,00, valor bem baixo em comparação aos outros livros de RPG atuais. Para adquirir seu livro novo de aventuras-solo, acesse o site da Jambô (o qual, atualmente, chama-se NERDZ):
Livros-jogos da NERDZ
Agora, com licença, que vosso caro escriba, considerando o estresse atual, vai recolher-se agora. Pois preciso esgueirar-me silenciosamente pelo labirinto de Zagor, o feiticeiro…
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26 julho, 2012 at 14:41
Adoro seu blog. Eu tenho algumas dezenas de livros de RPG, e pelo menos umas 50 revistas (a maioria Dragão Brasil). Já larguei o hobby por falta de tempo, mas prevejo o dia em que o Alforge me fará voltar a jogar. Tudo culpa dos seus textos muito bem escritos e interessantíssimos, que fazem bater uma nostalgia violenta no peito.
Vou adicionar algumas curiosidades que você talvez não saiba:
Foi lançado pra DS um jogo do universo dos livros: Fighting Fantasy The Warlock of Firetop Mountain. Pros jogadores dos antigos dungeon crawlers para PC é um deleite.
Outra informação bacana é que os donos de um Kindle podem jogar os livros da série em seu dispositivo. Eu comprei o primeiro (foi US$0.99) e ele é excelente. Ficou ainda mais prático e agradável de jogar. E eles reconheceram que todo mundo roubava e colocaram save states 😀 Mas eles são limitados, então “zerar” os livros continua sendo um bom desafio.
E por último – mas não menos importante – você conhece o Estante Virtual? É uma espécie de Mercado Livre de sebos. Você acha coisas a preço de banana lá. Já comprei o Advanced Dungeons & Dragons Player’s Handbook (2nd edition) por 5 reais! Lá tem alguns livros da série e eles estão relativamente baratos, depois dê uma olhada:
http://www.estantevirtual.com.br/q/aventuras-fantasticas
26 julho, 2012 at 17:45
Nossa… caramba, não esperava ter prestado um serviço tão bom a essa hora! (não sou acostumado com elogios)
Obrigado, continuarei tentando ser útil!
Também tenho uma biblioteca vasta de RPG, guardada na casa da mamãe… agora, tendo um bebê em casa, fica impossível jogar qualquer coisa. Só no computador, mesmo. Mas, em breve, o neném vai jogar o velho D&D ou GURPS com o papai!
Sim, conheço o site Estante Virtual… mas não citei porque o artigo acima é bem antigo (por volta de 2007), época em que eu só visitava sebos físicos, não gostava muito de procurar livros usados em sites.
Sobre a versão para Kindle da série Fighting Fantasy, gostaria de conhecer. Pena que seja para um público ainda restrito (que leiam inglês com fluência).
Valeu, Heider!