Artesanato Gamer – Bordado

O público entusiasta por jogos antigos, ou retrogamers, como se autodenominam, é famoso pelo óbvio sentimento de saudosismo: assim como os colecionadores de discos de vinil (ou moedas, ou selos), o carinho pelos objetos de desejo da infância/juventude leva ao hábito de conservá-los ao longo do tempo, quem sabe numa tentativa de “congelar” a vivência que ficou para trás, guardando-a naquela prateleira empoeirada do corredor, à exposição dos visitantes.
Com isso, a nostalgia pelos jogos eletrônicos do passado, recentemente, vem gerando ideias e atitudes cada vez mais geniais e criativas: camisetas, miniaturas de todo tipo de material, pôsteres e outros gadgets estão sendo produzidos com uma inspiração cada vez maior em personagens como Mario, Luigi, Sonic, Link, Kirby, Mega Man, entre outros. É bem fácil encontrar sites especializados na venda de tais apetrechos, como o Think Geek e o Technabob, os quais anunciam desde canecas com ilustrações simpáticas a rádios-relógios que exibem jogos como Space Invaders além da hora certa. No entanto, o que mais tem chamado a atenção, atualmente, é uma nova forma de artesanato voltada especialmente para os videogames retrógrados. Uma série de trabalhos manuais tipicamente feitos por mulheres. Estamos falando de bordado.
Quem diria que aquela atividade disfarçada de hobbie, tão pacientemente executada por nossas avós e transmitida para nossas mães, daria uma colaboração tão fofinha à memorabilia retrogamer?
Há uma vastidão de blogs, por toda Web, de garotas (e alguns garotos) que exibem seus trabalhos de Ponto-Cruz, Meio-ponto ou Ponto Cheio. Chamado de Cross Stitch, ou simplesmente Stitch, em inglês, o ponto-cruz adquiriu uma relativa popularidade entre os amantes de jogos antigos. O motivo não é difícil de entender. Personagens desenhados em 8 ou 16 bits seguem o mesmo princípio do famoso bordado: a construção em Pixels nada mais é do que um ponto em cruz de uma agulha. As técnicas são praticamente idênticas. E o efeito ornamental no tecido é até mais charmoso que o do monitor.



Afinal de contas, quem não gostaria de ter uma toalhinha do Mario, uma almofada dos dinossaurinhos do Bubble Bobble ou uma meia para celular do Mega Man?

Eu mesmo tenho a sorte de ter uma esposa que bordou especialmente para mim uma toalha de rosto que uso nos dias mais quentes de trabalho, ainda que tenha um certo receio de sair por aí com ela (sou muito ciumento com minhas coisas). Veja como ficou:

Sem querer ser exibido, comprei, hoje, algumas almofadas pequeninas da Juliana, uma amiga professora, chamadas por ela de “porta-cheirinhos”: cada uma com um personagem célebre dos games, bordado com muito esmero. Os perfumes são bem sutis e agradáveis, e variam muito (tem de maçã-verde, lavanda, hortelã…). Ela vem produzindo trabalhos de bordado há algum tempo, e já fez almofadas de personagens de anime e mangá para vender em eventos específicos. Porém, segundo ela, é difícil comercializar o produto: são raras as pessoas que valorizam o artesanato, geralmente ninguém considera o preço condizente com o ornamento elaborado. Talvez isso se deva a uma certa falta de empatia. Se todos se colocassem, pelo menos por um momento, no lugar de um artesão que gasta semanas (ou meses) dedicando-se com carinho ao ofício, com o único desejo de realizar um trabalho artístico que agrade, a comercialização teria um pouco mais de justiça.

Para os interessados em começar algum trabalho de bordado, existem muitos blogs que oferecem o esquema dos personagens já pronto, com os quadradinhos do ponto-cruz sobrepostos à imagem. Também existem alguns programas da Internet que tratam qualquer gráfico com um filtro quadriculado, próprio para a base do ofício de bordar. Os links estão no final deste artigo.

Eu disse, lá em cima, que o principal desejo de um saudosista é “congelar” o passado, sim?
Bem, melhor seria dizer que todo nostálgico anseia pela vontade de imortalizar a beleza da juventude, guardando-a do esquecimento, que acinzenta a alma. Talvez nossas avós, em seu calado afazer, já nos ensinassem isso, sem querer. E, talvez, devêssemos olhar para trás com mais diligência, assim como se faz para rever os pontos já bordados no tecido. Desse modo, quem sabe, nossos netos possam testemunhar a velha lição. E seguir os pontos.

Blogs (em inglês):
http://spritestitch.wordpress.com/
http://www.spritestitch.com/
http://dorkstitch.blogspot.com/
http://www.8bitstitch.com/
http://www.craftster.org/blog/?cat=1275
http://stitchspectacular.wordpress.com
http://8bitstitch.blogspot.com/

Programa para o ponto-cruz (em inglês):
http://www.pcstitch.com/

Trabalhos da professora Juliana:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumList?uid=6055917236315154492&rl=mo

Mais algumas amostras de ponto-cruz:













Sobre Rodrigo Bazílio

Apenas um professor de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, com o hábito quase vicioso de aliviar o estresse com jogos eletrônicos, música, leitura, RPGs e com a arte de pintar miniaturas. Ver todos os artigos de Rodrigo Bazílio

4 respostas para “Artesanato Gamer – Bordado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Truth's For Sale

RPG, Literatura (de segunda) e Escapismo

Oblivion RolePlaying Group

Grupo de RPG Ribeirão Pretano (Storyteller, d20)

4cantosdomundo

Fatos e fotos de um casal apaixonado por viagens

Deu Branco!

Um pouco de tudo... De tudo um pouco... Embarque logo pois o Gerador de Improbabilidades Infinitas já foi acionado!

Cooltural

Literatura, cinema e afins!

ZUADA!

Muita Nerdice por Nada

palavrasonolenta

Palavras escritas enquanto o sono não vem ou em decorrência dele.

Além dos muros

Escola Benedito Cláudio da Silva por uma aprendizagem inclusiva

Além da Imaginação

Ficção Científica | Fantasia | Role Playing Games

Xanafalgue

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

Batman Guide

Guia de leitura para entender o Homem-Morcego!

Mundos Colidem

RPGs, Boardgames, Cinema, Quadrinhos, Bobagens

Anime Portfolio

O ogro azul dos fãs de anime e mangá...

The RPG Athenaeum

A repository of Dungeon Mastering commentary, suggestions and resources

.ShismeniaOliveira.

Notícias,críticas,idéias.

Deixe escapar a emoção

Fabiana Oliveira

CADÊ MEU WHISKEY?

Um blog pra quem curte boa música e outras coisas...

RPGPlug

Plugue-se no RPG

%d blogueiros gostam disto: