Se você diz que joga role playing games e não conhece o livro à esquerda, por gentileza pare de ler este artigo e retorne às atividades rotineiras. Caso queira saber mesmo assim, uma pesquisa rápida no Google fornecerá informação o bastante para ficar inteirado do assunto.
Dungeoneer, uns vinte anos atrás, em nossa turminha era apenas mais um meio de nos divertirmos jogando RPG. Claro, ao lado do D&D da GROW e do GURPS, o sistema de Steve Jackson e Ian Livingstone ficava meio que em segundo plano nas discussões, no entanto, tínhamos um carinho especial por ele. Fácil entender: em minha época, no final dos anos 80, todo jogador de RPG havia sido iniciado com poucas variações por algum livro de aventuras solo que pertencia à coleção Aventuras Fantásticas. O Dungeoneer nada mais era que um “Aventuras Fantásticas Avançadas”, ou seja, era uma proposta de regras mais completas e versáteis, fazendo um “upgrade” daquele sisteminha dos livros-jogos que resumia-se a apenas três atributos: Habilidade, Energia e Sorte.
Com o Dungeoneer, seu personagem poderia ter perícias também, chamadas de Habilidades Especiais, ou poderia ser um mago com uma boa lista de feitiços. As regras de dano com armas foram ampliadas, assim como as de combate com armas de longo alcance, combate desarmado, uso de furtividade etc. E tudo isso para que um mestre de jogo pudesse ter suporte para conduzir uma aventura no ambiente dos livros-jogos com vários jogadores.
Na época, a ideia era um atrativo. Jogar, por exemplo, uma versão alternativa de “A Floresta da Destruição” com mais 2 ou 3 amigos, com um mestre, dando-lhe mais opções de escolha de caminhos que as ditas aventuras-solo, abrindo o leque de possibilidades do universo de Allansia, era simplesmente do cacete.
Pois, então, compadres. Para aqueles que não vivenciaram tal experiência, seja porque são novatos, seja porque não tiveram tempo em meio a tantos sistemas de RPG, aí vai um presentinho: minha compilação de regras caseiras do Dungeoneer!
O que ofereço (a quem possa interessar) é uma adaptação das principais regras do livro, plus minha própria alteração das regras de raças (anão e elfo), plus uma adaptação caseira das regras de dano (deixando pra lá aquelas tabelas), plus regrinhas simples para uso de escudo, venenos nas armas, um novo atributo (Mana) e, para fechar com louvor e encher de vez o saco, um sisteminha que desenvolvi para usar miniaturas com o sistema Dungeoneer! Com a versatilidade de usar mapas com grids de hexágonos ou quadrados!
E tudo isso por … 99 moedas de plati…, digo, DE GRAÇA! Aí vai o link:
DUNGEONEER – regras básicas alternativas (formato PDF)
O que está esperando? Divirta-se!
18 junho, 2016 at 11:31
Parabéns, sua adaptação ficou excelente!
11 setembro, 2016 at 20:08
Caramba, bateu uma nostalgia aqui. Muito bom o artigo e o material que disponibilizou.
29 maio, 2017 at 15:00
Muito bom cara, vou usar usa adaptação pra jogar com novatos.
1 junho, 2021 at 20:05
[…] [Link] DUNGEONEER – o Aventuras Fantásticas […]