Vilão da semana – Warduke

Inaugurando a nova coluna de nosso Alforje, eis que surge o Vilão da Semana!
Não medirei esforços na tentativa de enumerar, com frequência semanal, um personagem vilanesco de destaque relacionado a algum cenário de RPG, videogames, literatura, quadrinhos, animação ou cinema.
Para nossa abertura, escolhi um facínora conhecido (bem, mais ou menos!) entre os jogadores de Role Playing Games: Warduke!

wardukeConcebido ao mesmo tempo como um boneco de ação (action figure) e personagem de aventura, o estranho guerreiro com armadura exótica e elmo com asas demoníacas pertence ao universo de Dungeons and Dragons, tendo sua primeira aparição na antiga aventura Quest for the Heartstone, lançada pela TSR em 1984 para a versão clássica de D&D. Na aventura em questão, Warduke faz parte do grupo de personagens convocado para um missão em que um poderoso artefato mágico, a Heartstone, deve ser recuperado para auxiliar numa importante decisão que afetará todo o reino.

No Brasil, quem acompanhou o desenho Caverna do Dragão sabe que o famigerado meliante participou do episódio “Em busca do Mestre dos Magos”, sendo batizado pela dublagem como “Duque Guerreiro”. No desenho, Warduke nada mais que foi o agente incumbido a capturar o poderoso Mestre dos Magos, tendo o disparate de exigir uma recompensa maior que o Vingador esperava pagar. No episódio em questão, o então Duque Guerreiro foi vergonhosamente derrotado por Hank, que o desarmou usando um disparo crítico (20 natural?) de seu arco mágico.

dungeons-dragons_L41

O guerreiro sombrio ainda aparece no suplemento The Shady Dragon Inn, que se trata de uma coleção de personagens de destaque prontos para uso em campanhas. Entre eles, estão o bruxo Kelek e o paladino Strongheart, ambos também coadjuvantes do desenho Caverna do Dragão. Curiosamente, Strongheart, chamado de Coração Forte no episódio “A Serviço do Mal”, na aventura Quest for the Heartstone, é descrito originalmente como amigo de Warduke, cujo companheirismo foi dramaticamente cessado por conta do artefato que nomeia a missão do grupo. personagens heartstone

Segundo o texto oficial, a tal “pedra do coração” ou “pedra da alma” tinha o poder de trazer à tona a real natureza de quem se aproximasse. Strongheart, como era um homem de armas bom, tornou-se justo e puro (o que o motivou a ser paladino), enquanto a alma pervertida e cruel de Warduke foi revelada, tornando-o um assumido guerreiro maligno. A partir desse instante, os dois personagens tornam-se inimigos mortais, finalizando uma das histórias clássicas de D&D.

Na década de 80, nos dois livros que citei, as estatísticas de Warduke são bem modestas: CA: 2, HP: 59, For 16, Int 9, Sab 11, Des 11, Con 14, Car 11. Em Dezembro de 2003, no entanto, a edição #105 da famosa Dungeon Magazine renovou certos conceitos sobre o personagem, incluindo explicações e contexto sobre seu passado (agora relacionado a um estranho culto demoníaco). Seu equipamento também ganhou boas justificativas, em especial sua exótica armadura, adquirindo status cerimonial. Aterrorizando o cenário de Greyhawk, Warduke é um temível sujeito que ilustra os contos de taverna, aclamado como o “Bicho-papão” de qualquer guerreiro que se preze. Seu nível subiu para 18, e é capaz de intimidar muitos aventureiros petulantes (e experientes): CA: 34, HP: 318, For 32, Int 13, Sab 15, Des 16, Con 28, Car 20 – sem contar os itens mágicos em sua posse: manoplas da força de gigante, espada bastarda flamejante +3, o elmo único que permite ver o invisível e paralisar com o olhar etc.

Em 2006, a Wizards of the Coast produziu a miniatura do vilão, lançando-a na coleção War Drums, como uma homenagem aos velhos tempos. Chegou-se a especular se também seria produzida a miniatura de Strongheart, mas com o cancelamento do jogo D&D Miniatures, isso é nada mais que um devaneio.

De minha parte, como um nostálgico incurável, adquiri recentemente minha mini do sujeito pela lojinha da Paizo. Saiu um pouco salgado, admito, entretanto, não há preço que pague a posse de certos ícones da infância.

Fontes:

A Brief History of Warduke

TSR 9114 – XL1 – Quest for the Heartstone

TSR 9100 – AC1 – The Shady Dragon Inn

Dungeon Magazine #105

Caverna do Dragão – lista de episódios

Sobre Rodrigo Bazílio

Apenas um professor de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, com o hábito quase vicioso de aliviar o estresse com jogos eletrônicos, música, leitura, RPGs e com a arte de pintar miniaturas. Ver todos os artigos de Rodrigo Bazílio

3 respostas para “Vilão da semana – Warduke

  • rafael beltrame

    muito legal! sempre achei bacana a figura dele, e nunca dei bola para a ligação que criaram pra ele em Greyhawk, hehe

  • Heider Carlos

    Por um lado é ruim que a Wizards tenha esquecido este grande vilão. Pelo outro lado podemos agradecer que não aconteceu com ele “atualizações” como as que ocorreram com Elminster…

    • Rodrigo Bazílio

      Ah, sem dúvida… essa mania de “renovar” as coisas e criar novos contextos quase sempre dá errado. Um exemplo disso foi o que aconteceu com o personagem Highlander, que foi detonado no segundo filme por ganhar toda aquela justificativa para a imortalidade…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Truth's For Sale

RPG, Literatura (de segunda) e Escapismo

Oblivion RolePlaying Group

Grupo de RPG Ribeirão Pretano (Storyteller, d20)

4cantosdomundo

Fatos e fotos de um casal apaixonado por viagens

Deu Branco!

Um pouco de tudo... De tudo um pouco... Embarque logo pois o Gerador de Improbabilidades Infinitas já foi acionado!

Cooltural

Literatura, cinema e afins!

ZUADA!

Muita Nerdice por Nada

palavrasonolenta

Palavras escritas enquanto o sono não vem ou em decorrência dele.

Além dos muros

Escola Benedito Cláudio da Silva por uma aprendizagem inclusiva

Além da Imaginação

Ficção Científica | Fantasia | Role Playing Games

Xanafalgue

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

Batman Guide

Guia de leitura para entender o Homem-Morcego!

Mundos Colidem

RPGs, Boardgames, Cinema, Quadrinhos, Bobagens

Anime Portfolio

O ogro azul dos fãs de anime e mangá...

The RPG Athenaeum

A repository of Dungeon Mastering commentary, suggestions and resources

.ShismeniaOliveira.

Notícias,críticas,idéias.

Deixe escapar a emoção

Fabiana Oliveira

CADÊ MEU WHISKEY?

Um blog pra quem curte boa música e outras coisas...

RPGPlug

Plugue-se no RPG

%d blogueiros gostam disto: