Desta vez, um super meliante dos quadrinhos foi agraciado com o devido destaque.
O antagonista em questão é personagem das HQs da Turma da Mônica, o nojento, imundo e fedido Capitão Feio. Segundo consta, ele surgiu nas páginas dos quadrinhos de Maurício de Sousa no começo da década de 1970, e, até onde se sabe, o sujeito é tio do moleque mais sujo da turma – o famoso Cascão.
Capitão Feio é rei de um feudo escondido nos esgotos, possui uma multidão de vassalos – os Sujinhos -, e tem o objetivo de tornar o mundo um lugar bem mais emporcalhado, para que possa estender seus domínios além-esgoto. O sujeito dispõe de poderes – pode voar, disparar raios de sujeira através das mãos e criar seres sencientes utilizando pilhas de lixo ou imundície (justamente o que explica seu exército de lacaios).
A origem de Capitão Feio é um tanto obscura, pois na verdade ele foi criado para uma peça de teatro em 1972, na qual ele era um tio do Cascão que enlouqueceu e ganhou os poderes após ter sido esmagado por uma pilha de revistas velhas e empoeiradas. No mesmo ano, o vilão apareceu nas HQs da Turma da Mônica, numa história em que tenta realizar seu plano ambicioso de dominar o mundo com a sujeira – sendo derrotado pela dentuça e seus amiguinhos. Na verdade, o meliante sempre acaba sendo derrotado pela turma, não importa quão elaborados sejam seus estratagemas.
Capitão Feio participou de dois jogos de consoles na década de 90 – Mônica no Castelo do Dragão, para Master System e Turma da Mônica em O Resgate, para Mega Drive. No título lançado para o Mega Drive, ele é o último chefe, tendo sido desenhado especialmente para a versão.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capit%C3%A3o_Feio
http://pt-br.monica.wikia.com/wiki/Capit%C3%A3o_Feio
11 abril, 2013 at 22:39
Adoro os planos mirabolantes do Capitão Feio pra derrotar o Cascão, mais até que os “infalíveis” do Cebolinha.