Quem nasceu antes de 1980, conhece a produtora Hanna Barbera e seus inúmeros desenhos animados, cuja freguesia estende-se pelos confins do planeta. Com uma produção animada fértil, impossível não se lembrar de muitos de suas figurinhas – e, principalmente, de seus vilões.
O antagonista da vez chama-se Tião Gavião, “vilão dos vilões”, e sua área de atuação foi o cartoon Os Apuros de Penélope Charmosa, estreado em Setembro de 1969 lá fora. A trama era típica dos filmes pulp de aventura: uma mocinha, a referida no título, descobre ser herdeira de uma vultosa fortuna – e, com isso, atrai a atenção do ambicioso facínora, que engendra um terrível plano para botar as garras no dinheiro: Tião Gavião, que é mestre dos disfarces, assume a identidade de Silvester Soluço, o contador/consultor pessoal da mocinha, para acompanhar os passos da donzela a todo instante. Sendo assim, o vilão tenta, de várias formas, acabar com a vida de Penélope para tomar parte de sua herança.
As armadilhas que o meliante apronta com Penélope são épicas e caricatas: amarrá-la nos trilhos à espera do fatídico trem, amarrá-la em cima de um tanque cheio de crocodilos, amarrá-la na boca de um gêiser… etc. Para auxiliá-lo nos planos sujos, uma dupla de capangas brutamontes (e estúpidos), chamados Irmãos Bacalhau, estava sempre à disposição para capturar a moça indefesa.
Para tentar salvá-la da vilania toda, um grupo de heróis patetas chamado Quadrilha de Morte corria contra o tempo em todos os episódios para livrar a querida jovem da morte certa. Para quem não sabe, os gângsters anões, como também Penélope Charmosa, eram concorrentes no desenho Corrida Maluca, também da Hanna Barbera.
No entanto, invariavelmente, os caricatos heróis mafiosos sempre acabam mais enrascados do que a inocente vítima, forçando a moça a se libertar sozinha e salvar seus próprios salvadores, o que era a piada interna costumeira de cada episódio. Enquanto isso, Tião Gavião mordia-se de fúria, amaldiçoando a todos por mais uma vez conseguirem frustrar seus planos de enriquecimento criminoso.
Talvez o que mais marcasse o desenho em questão fosse a gargalhada vilanesca de Tião Gavião, que o consagrou como um dos maiores malfeitores da produtora. Eis um um episódio dublado completo, mostrando sua marca registrada:
Deixe um comentário