Masmorras Aleatórias (Tormenta RPG, Old Dragon, 3D&T, Savage Worlds, GURPS etc)

gridmapaPara iniciar as postagens de 2015 aqui no Alforje, uma vez mais devo contribuir para a diversão do público jogador de RPG brasileiro. Acabo de traduzir e adaptar (na maior cara de pau) uma aventura da Expeditious Retreat Press, Unbound Adventures. O módulo foi elaborado, originalmente, para o sistema D20 3.5, pelo autor Peter Franke. O texto só pode ser encontrado na versão PDF em diversos sites, a preço bem camarada (cerca de 6 dólares na Paizo.com), e possui uma das ideias mais geniais e proveitosas do ramo: a aventura oferece a possibilidade de se jogar com qualquer classe ou tipo de personagem, em qualquer nível de experiência, sem a necessidade de um mestre/narrador.

Aí você me questiona, nobre leitor: “é mais uma aventura-solo, então?”

Parafraseando Thor, o deus do Trovão: “Digo-te não, mortal!”

O sistema da Unbound Adventures (que traduzi livremente como “Masmorras Aleatórias”) permite que um grupo de até seis jogadores possam jogá-la, gerando o objetivo, as partes geomórficas da dungeon, realizando encontros com monstros e armadilhas e coletando tesouros simplesmente por meio de tabelas, sem que para isso algum escrav… digo, algum amigo tenha que torrar horas de sossego preparando o material para mestrar/narrar. É tudo procedural (modinha de certos games atuais…)!

E o que é melhor: Unbound Adventures/Masmorra Aleatória serve para qualquer tipo de sistema de RPG!

Entendeu? Você pode jogar sozinho, ou com poucos amigos, usando os livros de regras que der na tetile1alha. Você só vai precisar abrir nas páginas de monstros ou criaturas quando ocorrer algum encontro aleatório, e consultar as tabelas de armadilhas, tesouros e testes de Perícia particulares do sistema de jogo escolhido. Faça um teste. Pegue aquele teu livro básico mofado do Desafio dos Bandeirantes, ou tua mais nova aquisição (Savage Worlds, talvez?), e role algumas tabelas seguindo  o passo a passo da Masmorra Aleatória. No mínimo, a diversão é garantida.

(Na adaptação que fiz, tomei o cuidado de incluir diversas tabelas que são costumeiras durante uma partida de RPG, combinadas de fontes diferentes. Espero que ninguém me processe por isso…)

A aventura você baixa aqui:

MASMORRAS ALEATÓRIAS (pdf)

Sobre Rodrigo Bazílio

Apenas um professor de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, com o hábito quase vicioso de aliviar o estresse com jogos eletrônicos, música, leitura, RPGs e com a arte de pintar miniaturas. Ver todos os artigos de Rodrigo Bazílio

2 respostas para “Masmorras Aleatórias (Tormenta RPG, Old Dragon, 3D&T, Savage Worlds, GURPS etc)

  • Alexander vallo

    Oi. Tenho um filho de dez anos que jogar rpg. Somos eu e ele. Me interessei nesse seu texto. Vou ler o pdf. Mas pode me explicar um pouco mais? Porque pelo que dissé vou precisar de algum livro. Seria bem interessante qualquer ajuda a mais. Nada é óbvio para um leigo como eu. Desde já obrigado. tablasjf@Yahoo.com.br

    • Rodrigo Bazílio

      Olá, amigo! Obrigado pela visita ao Blog. Vamos lá:
      Para efetivamente jogar RPG, com essa aventura-solo “Masmorras Aleatórias”, será necessário ter e conhecer bem um sistema de RPG. Nem que seja o livro de regras em formato pdf. E vou te adiantar, hoje em dia, é muito mais fácil começar a jogar… por causa da Internet e porque existem sistemas grátis pra baixar.
      Eu sugiro dois sistemas simples e grátis para quem está começando: Aventuras Fantásticas, que é usado nos livros-jogos de mesmo nome; e 3d&t, que é também chamado Defensores de Tóquio 3ª edição.
      Fiz uma adaptação e resumo das regras de Aventuras Fantásticas para iniciantes, deixei o arquivo disponível em pdf no seguinte artigo:
      https://alforje.wordpress.com/2013/01/16/dungeoneer-o-aventuras-fantasticas-advanced/
      Porém, minha adaptação não contém fichas de monstros, detalhe que é imprescindível pra jogar. Na época do auge dos livros Aventuras Fantásticas (chamados no exterior de Fighting Fantasy), publicados pela editora Marquês-Saraiva, havia o livro Out of the Pit, que era uma enciclopédia de monstros para uso nas partidas de rpg desse sistema. Esse livro você encontra no link:
      https://my.pcloud.com/publink/show?code=XZh15zZA6phaqglnmf94nhXeIX4bmI9nY3V

      Sobre o 3d&T, devo dizer que é um sistema nacional de RPG, criado pelo Marcelo Cassaro, quando era editor da extinta revista Dragão Brasil. Hoje, o livro de regras é publicado pela editora Jambô, e fornecido gratuitamente em formato pdf. Você só paga se quiser a versão física do livro. O pdf de 3D&T é grátis, e você pode encontrá-lo no link:
      https://lojajambo.com.br/rpg/rpg-3det/manual-3dt-alpha-edicao-revisada-digital/

      Como sugestão de mais ideias, sugiro a leitura do artigo que selecionei:
      https://epickingdom.wordpress.com/2015/05/26/guia-como-comecar-a-jogar-rpg/

      Se quiser minha opinião, sugiro que use o sistema Aventuras Fantásticas, por ser o sistema de regras mais simples já criado até hoje. O sistema é voltado para cenários de fantasia medieval, no qual cavaleiros, magos, dragões e elfos coexistem (aquele cenário típico de Senhor dos Anéis, Caverna do Dragão…).
      Em Aventuras Fantásticas, os personagens só possuem 3 atributos, com 1 atributo a mais se o personagem for um mago. O sistema também só usa dados de 6 faces, que são os mais comuns do mercado, podendo ser encontrados até em algumas papelarias.
      Se tudo for assimilado aos poucos e com calma, você e seu filho logo estarão jogando partidas de RPG bem divertidas e criativas. E, em breve, aprenderão outros sistemas, mais complexos, escrevendo suas próprias e épicas aventuras. Talvez até consigam montar um grupo de RPG coerente e fixo, isto é, frequente e que dá cor às partidas.
      Bom, espero que aproveitem a leitura, divirtam-se e podem perguntar à vontade, em caso de mais dúvidas.
      Bom jogo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Truth's For Sale

RPG, Literatura (de segunda) e Escapismo

Oblivion RolePlaying Group

Grupo de RPG Ribeirão Pretano (Storyteller, d20)

4cantosdomundo

Fatos e fotos de um casal apaixonado por viagens

Deu Branco!

Um pouco de tudo... De tudo um pouco... Embarque logo pois o Gerador de Improbabilidades Infinitas já foi acionado!

Cooltural

Literatura, cinema e afins!

ZUADA!

Muita Nerdice por Nada

palavrasonolenta

Palavras escritas enquanto o sono não vem ou em decorrência dele.

Além dos muros

Escola Benedito Cláudio da Silva por uma aprendizagem inclusiva

Além da Imaginação

Ficção Científica | Fantasia | Role Playing Games

Xanafalgue

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

Batman Guide

Guia de leitura para entender o Homem-Morcego!

Mundos Colidem

RPGs, Boardgames, Cinema, Quadrinhos, Bobagens

Anime Portfolio

O ogro azul dos fãs de anime e mangá...

The RPG Athenaeum

A repository of Dungeon Mastering commentary, suggestions and resources

.ShismeniaOliveira.

Notícias,críticas,idéias.

Deixe escapar a emoção

Fabiana Oliveira

CADÊ MEU WHISKEY?

Um blog pra quem curte boa música e outras coisas...

RPGPlug

Plugue-se no RPG

%d blogueiros gostam disto: