Os veteranos vão adorar este.
Cursed Castilla EX (ou Maldita Castilla) é o que poderíamos chamar de paráfrase de jogos de Arcade da década de 1980. Não é bem um remake ou releitura, porque não se refere diretamente a nenhum título nem possui o licenciamento para tal. Entretanto, quem viveu a era de ouro dos fliperamas no Brasil, vai reconhecer imediatamente os elementos do jogo de plataforma papa-fichas mais famoso daquela época: Ghosts’n Goblins, da CAPCOM.
Cursed Castilla EX foi produzido em 2012 pelo grupo Locomalito, composto por fãs assumidos dos jogos retrô tão reverenciados hoje. Na própria página do título, o estúdio declara que Cursed Castilla é “uma aventura arcade de cavalaria e horror”, na qual o jogador controla um cavaleiro que pode pular obstáculos e arremessar espadas, adagas, machados etc. em criaturas tenebrosas, como zumbis, esqueletos, carrascos insanos e demônios. Tudo em diversos estágios com “power-ups” modestos e dificuldade crescente (e impiedosa). Os chefes de fase também são osso duro: o protagonista vai enfrentar demônios poderosos e criaturas oriundas da mitologia europeia, como a Mantícora, o Nubeiro (Nuberu) e a Tarasca.
Inspirado pelos contos de cavalaria do livro Amadís de Gaula, o jogo usa ambientação de mitos da Espanha e da Europa medieval, com fortes referências ao reino de Castela e Leão. O que, pessoalmente, acredito ser bem mais charmoso e interessante do que o ar “medieval genérico” de certos jogos.
Quer jogar? Pois o Alforje disponibiliza este jogo, que está numa pasta do Google Drive. É só baixar, instalar e enfrentar os desafios! Clique:
Baixar Cursed Castilla EX/Maldita Castilla (PC)
Ah, e é sempre bom lembrar que, se você gostar mesmo do jogo, compre-o no Steam: https://store.steampowered.com/app/534290/Cursed_Castilla_Maldita_Castilla_EX/
26 julho, 2020 at 14:59
Excelente lembrança, respeito muito esse trampo do Locomalito, praticamente o Ghouls n’ Ghosts da Espanha né, o Dom Quixote. Maldita Castilla e The Curse of Issyos foram feitos pra abraçar e terminar com toda a satisfação.
26 julho, 2020 at 15:03
E eu estava prestes a te pedir uma daquelas resenhas completas e caprichadas pra ti, Marvox, sobre este jogo e The Curse of Issyos! O Locomalito é um estúdio que merece mais atenção por parte dos blogueiros retrô, sim?