Vilões da Semana – Alien Gutts

Com vocês, um novo episódio da série mais odiada pelos leitores do Alforje! Agora, apresentando oponentes bem específicos, talvez conhecidos por poucos (só quem tem mais de 30 anos talvez possa reconhecê-los).

l

Os facínoras da vez são grandes malfeitores oriundos de outra galáxia, os perversos Alien Gutts (ガッツ星人 Gattsu Seijin). Eles atormentaram os terráqueos e protagonistas do seriado japonês Ultraseven, de 1967, chegando ao ponto de sobrepujar o herói, criando um grande suspense que durou dois episódios da série (era uma história dividida em duas partes).

Os episódios em questão, chamados por aqui de “O Pior dos Inimigos”, tinha o título original de セブン暗殺計画 (“Plano de Assassinato de Seven), e já iniciava com os seres vis analisando um combate do herói contra um monstro chamado Aron. Os Gutts enviaram o monstro como uma isca para coletar dados precisos sobre Ultraseven, analisando seus ataques, poderes e limites, justamente para elaborar um estratagema perfeito no intuito de derrotá-lo.

ultraseven_39

Assim, os alienígenas ardilosos decidem atacar a cidade, atraindo a atenção do alter-ego Dan Moroboshi – curiosamente, ao contrário de muitas histórias de super-heróis, a maioria dos inimigos de Ultraseven conhece suas duas identidades, tanto a humana quanto a real, gerando situações interessantes ao longo de vários episódios (e criando complicações terríveis para o herói).

Em um cerco planejado, Dan Moroboshi é forçado a fazer uso de seu aliado robô Windam, uma das criaturas que matinha em cápsulas para auxiliá-lo quando, por qualquer motivo, não pudesse transformar-se em Ultraseven. Windam, por sua vez, é obliterado pelos Gutts, que o eliminam sumariamente com disparos de uma nave próxima. Pressentindo a intenção de seus inimigos, Dan decide recuar por ora, obtendo tempo para refletir sobre a nova ameaça.

Ultrasevenbeingbeateddown

Logo mais no desenrolar da trama, Dan finalmente revela-se como Ultraseven e confronta seus algozes diretamente. Porém como as fraquezas e limites do herói já são do conhecimento dos inimigos, Seven é dominado pouco a pouco durante a batalha, na qual aplicou grande parte de suas energias em ataques infrutíferos. Enquanto isso, os Gutts fazem uso indiscriminado de diversos poderes na batalha, como teleporte, desmaterialização e imagens falsas para minar suas forças.

Enfraquecido pelo esforço e sem mais recursos, os meliantes paralisam o gigante heroico, e, numa sequência dramática, aprisionam o protagonista numa imensa cruz feita de cristal. O herói é assim capturado, deixando a cargo do Esquadrão Ultra a defesa da Terra – que está prestes a ser invadida e dominada pela ameaça dos vilões – e, principalmente, o resgate de Ultraseven.

jujika

O que mais contribuiu para destacar o episódio foi a caracterização dos Gutts: sua aparência bizarra lembra um tipo de ave com um terrível e insólito olhar, cujo brilho azulado consegue incutir certo receio a quem observá-los. A pantomima que os alienígenas ensaiam, um movimento convulsivo e aparentemente involuntário, lembrando um tipo de tremor muscular, só contribui mais para manter o aspecto agourento dessas criaturas.

Outras aparições:

Fora a participação em alguns especiais, como o Ultra Fight, o Ultraman Kids e o UltraSeven – From Earth Forever, os Gutts retornaram nas seguintes ocasiões:

Ultraman Mebius & Ultra Brothers: neste filme, os Gutts firmam uma aliança com outros alienígenas para libertar os poderosos algozes U-Killersaurus e Yapool, para provocar um caos mundial e destruir os irmãos Ultra.

Ultraman Mebius: no episódio 46, os Gutts realizam um plano para capturar o herói e conseguem congelá-lo, no entanto, Mebius é salvo pelos esforços do time GUYS.

Ultra Galaxy Mega Monster Battle: Never Ending Odyssey: nesta série de poucos episódios, os Gutts obtém o controle do monstro Kelbeam, fazendo-o combater Miclas, reutilizado pelo protagonista Rei. 

Mega Monster Battle: Ultra Galaxy Legend The Movie: nesta obra, Gutts é apenas um dentre 100 monstros ressuscitados pelo maligno Ultraman Belial. Gutts acaba liderando o exército de monstros na guerra contra os irmãos Ultra.

Para quem está com saudades do seriado, aqui vai um presentinho: algum abençoado publicou no Youtube um resumão dos dois episódios, reunindo seus melhores momentos, embora que o áudio esteja no original japonês, sem legendas, nem em inglês! Acho que vale a nostalgia, pelo menos…

Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Alien_Guts#Ultra_Seven

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultraseven

http://ultra.wikia.com/wiki/Alien_Guts

http://www.flickr.com/photos/ebmorse/56422681/in/photostream/

 

Sobre Rodrigo Bazílio

Apenas um professor de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, com o hábito quase vicioso de aliviar o estresse com jogos eletrônicos, música, leitura, RPGs e com a arte de pintar miniaturas. Ver todos os artigos de Rodrigo Bazílio

3 respostas para “Vilões da Semana – Alien Gutts

  • Ale Nagado

    Rodrigo, vi poucos episódios de Mebius, mas creio que o plano do congelamento não envolvia os Gutts. E é nesse episódio que Ultraseven aparece. No mais, ótima matéria para apresentar os personagens.

    • Rodrigo Bazílio

      Ilustre visitante e comentarista! Como vai, Nagado?
      Eu também não tive acesso a quase nenhum episódio do Mebius, portanto, fiquei meio confuso porque o que obtive em minhas pesquisas foram informações bem obscuras sobre a participação dos Gutts. Coitados, levaram a culpa por terem congelado Mebius! =D
      Bem, assim q alguém aparecer aqui com a informação certinha, eu corrijo o artigo.
      Obrigado pelo contato, Nagado! É sempre uma honra!

  • AntunesNascimento

    Haha! Muito bom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

The Truth's For Sale

RPG, Literatura (de segunda) e Escapismo

Oblivion RolePlaying Group

Grupo de RPG Ribeirão Pretano (Storyteller, d20)

4cantosdomundo

Fatos e fotos de um casal apaixonado por viagens

Deu Branco!

Um pouco de tudo... De tudo um pouco... Embarque logo pois o Gerador de Improbabilidades Infinitas já foi acionado!

Cooltural

Literatura, cinema e afins!

ZUADA!

Muita Nerdice por Nada

palavrasonolenta

Palavras escritas enquanto o sono não vem ou em decorrência dele.

Além dos muros

Escola Benedito Cláudio da Silva por uma aprendizagem inclusiva

Além da Imaginação

Ficção Científica | Fantasia | Role Playing Games

Xanafalgue

This WordPress.com site is the cat’s pajamas

Batman Guide

Guia de leitura para entender o Homem-Morcego!

Mundos Colidem

RPGs, Boardgames, Cinema, Quadrinhos, Bobagens

Anime Portfolio

O ogro azul dos fãs de anime e mangá...

The RPG Athenaeum

A repository of Dungeon Mastering commentary, suggestions and resources

.ShismeniaOliveira.

Notícias,críticas,idéias.

Deixe escapar a emoção

Fabiana Oliveira

CADÊ MEU WHISKEY?

Um blog pra quem curte boa música e outras coisas...

RPGPlug

Plugue-se no RPG

%d blogueiros gostam disto: